Trabalhadores podem conferir se têm direito ao benefício referente ao ano-base 2024 através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal oficial do governo.
A consulta para o pagamento do Abono Salarial PIS/Pasep 2026 foi liberada nesta quinta-feira, 5 de fevereiro. Ao todo, cerca de 2 milhões de brasileiros, entre trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos, devem receber o benefício, que soma um investimento de mais de 32 bilhões de reais.
Para verificar o valor e a data do depósito, o cidadão deve acessar a Carteira de Trabalho Digital com a senha do portal Gov.br. No aplicativo, basta navegar pelo menu “Benefícios” e selecionar a opção “Abono Salarial”. A plataforma detalha o banco responsável e o dia em que o dinheiro estará disponível.
O calendário de pagamentos começa no dia 16 de fevereiro para os beneficiários nascidos em janeiro. O valor do abono é proporcional aos meses trabalhados em 2024, variando entre 136 reais e o teto de 1.621 reais, seguindo o valor atual do salário mínimo nacional.
Para ter direito, é necessário estar cadastrado no fundo há pelo menos cinco anos e ter recebido média salarial de até dois salários mínimos mensais em 2024. Além disso, o trabalhador deve ter exercido atividade remunerada por no mínimo 30 dias no ano-base e estar com os dados corretos no eSocial.
O prazo final para o saque de todos os lotes é o dia 30 de dezembro de 2026. Em caso de divergências ou dúvidas sobre a elegibilidade, o Ministério do Trabalho orienta o uso do canal de atendimento telefônico pelo número 158 ou a procura por uma superintendência regional.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Comentários
Postar um comentário